Gostaria de inaugurar o blog com algo mais épico, mas esse tema tem um sabor incomum.

Para que servem as teclas Scroll Lock, Pause Break e mesmo a Insert?

Fazem alguns anos que utilizo esse incrível ferramente que é o computador e nunca nem mesmo tive curiosidade em descobrir e tenho certeza que você também não! Estou errado?

Sem mais delongas, os resultados de minha pesquisa:

Insert, Scroll Lock e Pause Break selecionadas em azul

Insert, Scroll Lock e Pause Break selecionadas em azul

Scroll Lock

Assim como a Caps Lock e a Num Lock, ela pode ser ativada ou não.

No passado onde os computadores não possuíam mouse, ela era responsável pela rolagem da tela. Quando desligada, as setas do teclado moviam o cursor do texto, aquele “pauzinho” que fica piscando enquanto a gente digita, já em seu estado ativado as setas moviam a tela.

Hoje, não restou muita coisa para a scroll lock a não ser um função vazia que pode ser atribuída à jogos ou qualquer outro programa.

Pause Break

Essa está presente em vários jogos atuais e funciona como o botão “start” de muitos consoles, quando pressionada ela pausa o game.

Mas o seu passado é mais relevante que isso. Na épocas dos aplicativos em modo texto, auge do DOS, seu uso era o de pausar aplicações em geral, a tecla mágica freava o programa. Quem já usou o DOS em computadores modernos também está ciente que o comando dir exibe o conteúdo dos diretórios rápido de mais para o usuário ler, a tecla é usada então para ir pausando o processo.

Insert

Além de atrapalhar eu não sabia que ela podia até mesmo ser útil.

Em processadores de texto como o Word da Microsoft ou os programas de mensagem instântanea como o MSN baste esbarrar na insert que todo o texto que estiver à frente do local onde se está digitadando começa a ser substituído pelo novo texto.

Mas ela tem uma característica bem positiva para quem usa o mouse com a mão esquerda. A combinação Ctrl + Insert copia e Shift + Insert cola o texto selecionado… é sem dúvida um grande benefício para os canhotos.

Anúncios